top of page

 CONSTELAÇÕES


Você já percebeu que maravilha é observar o céu estrelado? Podemos ver as estrelas mais brilhantes, as mais próximas e até observar as figuras que elas formam. Saiba que desde a antiguidade o homem já tinha o hábito de estudar o céu. Um dos primeiros elementos do céu que o homem tentou entender foram as constelações, que são grupos de estrelas próximas umas das outras, da forma como são vistas da Terra, e que, quando ligadas por linhas imaginárias, formam diferentes figuras e recebem nomes especiais.


Através dessa observação contínua das estrelas foi possível perceber que o céu é mutável, que tem movimento e também que há certa ordem neste movimento. Essa descoberta foi fundamental para o ser humano, servindo de referência para seu cotidiano, como por exemplo, época das chuvas, de plantar, de colher, etc. Percebeu também que podia orientar-se através da observação das estrelas.
Assim, os povos antigos acabaram percebendo que as estrelas seguem certo arranjo, que persiste de uma noite para outra sendo possível uni-las através de linhas imaginárias formando figuras no céu, nas quais procuravam representar os semideuses, animais, heróis de suas mitologias ou mesmo objetos do uso cotidiano, caracterizando assim as constelações.
Na verdade essas constelações não existem realmente, pois as estrelas que a compõem estão em diferentes distâncias de nós, mas como as vemos como se estivessem "coladas" no céu é possível estabelecer essa relação.
Atualmente as figuras formadas pelas constelações não tem mais valor nos estudos da astronomia. O que importa agora é defini-las em regiões bem demarcadas na Esfera Celeste, sendo que uma das finalidades é facilitar a localização dos corpos celestes dentro de uma determinada constelação.

Assim, temos agora 88 constelações, as quais têm seus nomes padronizados em latim. Essas constelações podem ser agrupadas segundo sua posição relativa às principais referências, ou seja, o Equador Celeste, os Hemisférios Celestes Norte e Sul e a Eclíptica. Desse modo, nós temos as constelações Equatoriais, Boreais, Austrais e Zodiacais.

Todos os direitos reservados ao escritor Aldemir Guimarães.

bottom of page